Notícias

Atenção plena pode melhorar a imunidade e reduzir infecções

O sistema imunológico é complexo e um dos mais importantes de nosso corpo, sendo responsável pela defesa e imunidade de organismo contra riscos externos (infecções) e internos (células cancerígenas, por exemplo).

A relação entre estresse e imunidade é bastante estudada, envolvendo a relação amplamente conhecida entre os sistemas imunológico, nervoso e hormonal. Esta relação é mediada por uma complexa rede de comunicação biológica entre os três sistemas. Assim, um desequilíbrio no sistema nervoso ou hormonal, pode resultar em alterações na resposta imunológica. Por exemplo, ter depressão pode provocar alterações no sistema imunológico.

Os efeitos benéficos da prática de mindfulness para o manejo do estresse também são muito conhecidos. Então, ao nos ajudar a lidar melhor com o estresse do dia a dia, a prática regular da atenção plena protege e aprimora nosso sistema de defesa ou imunológico. Por exemplo, uma das maneiras pelas quais mindfulness ajuda pacientes com câncer, é melhorando o manejo do estresse e dos sintomas de ansiedade e depressão, e por consequência, melhorando as defesas do organismo.

Estudos recentes nos mostram a relação entre a prática de mindfulness e a melhora do sistema imune. Além dos estudos mostrando efeitos positivos em pessoas diagnosticadas com câncer, as pesquisas mostram, por exemplo, aspectos positivos na proteção contra infecções, e inclusive na melhoria da eficiência da vacinação (a vacinação em pessoas que praticam mindfulness regularmente tem efeitos ainda mais protetivos).

Vamos praticar e obter os benefícios?

CONVITE: Apoie a implementação de “Mindfulness (Atenção Plena) como Política Pública na Saúde e Educação” no Brasil. Clique aqui e apoie essa ideia legislativa para ser debatida pelo Senado Brasileiro.

Referência:

Garcia-Campayo & Demarzo. ¿Que sabemos de Mindfulness? Kairós Editorial, 2018.

Para saber mais:
www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação “Mindfulness” na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos,
informações em inglês)

 

 

Fotne – Uol

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


English EN Portuguese PT Spanish ES