PALESTRANTES INTERNACIONAIS

JON KABAT-ZINN

***Webconference

Jon Kabat-Zinn é professor emérito da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, onde em 1995 foi formado o Centro de Atenção Plena para Medicina, Saúde e Sociedade.

Em 1979, ele criou o mundialmente famoso Mindfulness Program for Reduction Stress Reduction, MBSR. Ele é o autor de dez livros, incluindo os best-sellers Live in full crisis e Mindfulness na vida cotidiana: onde quer que você vá, aí está você. Junto com Mark Williams é editor do manual Mindfulness: sua origem, significado e aplicações (2013). Seus livros foram traduzidos para mais de 40 idiomas e sua obra tem contribuído para o crescimento do movimento consciente em grandes instituições como medicina, psicologia, saúde, neurociência, escolas, universidades, de justiça social, justiça criminal, prisões, direito, tecnologia, política e profissionais de esportes. Hoje, hospitais e centros de saúde em todo o mundo oferecem programas baseados em mindfulness e MBSR. Jon realiza palestras e oficinas de mindfulness em todo o mundo.

MARCELO DEMARZO

É médico especialista em Mindfulness com treinamentos na Inglaterra (Instituto Breathworks e Oxford Mindfulness Centre – Universidade de Oxford), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – University of Massachusetts) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli.

É membro honorário do Advisory Board Committee do ACCESS MBCT.

É fundador e atual coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre mindfulness.

Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde pela Universidad de Zaragoza, (Espanha).

Fez diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana (em Dharamsala, Índia).

Junto com o Professor Javier Garcia-Campayo (Universidad de Zaragoza), desenvolveu a Terapia de Compaixão Baseada em Estilos de Apego (Attachment-Based Compassion Therapy).

É Coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP, curso de pós-graduação lato sensu inédito no Brasil.

É docente visitante da Universidad de Zaragoza (Espanha), Membro da Comissão Organizadora e Responsável pelo Módulo Prático do “Máster en Mindfulness” na mesma Instituição.

É médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2000), tem doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (2005). É especialista em Medicina de Família pela FMRP-USP, e especialista em Medicina do Exercício e do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

É Professor Livre-Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, São Paulo, Brasil. Tem experiência na área de Medicina Preventiva, atuando principalmente nos temas de Mindfulness, Prevenção, Promoção da Saúde, e Medicina do Exercício e da Atividade Física.

SARA W. LAZAR

Sara W. Lazar, PhD, é pesquisadora associada do Departamento de Psiquiatria do Massachusetts General Hospital e professora assistente de psicologia da Harvard Medical School.

O objetivo de sua pesquisa é elucidar os mecanismos neuronais subjacentes aos efeitos benéficos do yoga e da meditação, tanto em contextos clínicos como em indivíduos saudáveis. Ela é uma autora colaboradora em Meditação e Psicoterapia (Guildford Press). Ele começou a praticar e desenvolver sua atividade em yoga e mindfulness em 1994. Além disso, sua pesquisa foi coberta por inúmeros meios de comunicação, como o New York Times, EUA Hoje, CNN e WebmD, e seu trabalho foi apresentado em uma exposição no Museu de Ciências de Boston.
Mais informações aqui:

JOSÉ JAVIER GARCÍA CAMPAYO

José Javier García Campayo é o mestre de Mindfulness da Universidade de Zaragoza desde 2013, o primeiro mestrado sobre o assunto a ser realizado em uma universidade espanhola. García Campayo organiza bienalmente o Congresso Internacional de Mindfulness em Zaragoza desde 2014.

García Campayo desenvolveu a “Terapia de Compaixão Baseada em Modelos de Apego” (Attachment-based Compassion Therapy). Ele também desenvolveu programas de intervenção em mindfulness para empresas, sendo um pioneiro neste campo na Espanha. Atualmente é vice-presidente da associação “Meditação e Ciência”.

Dr. García Campayo é coordenador do Aragon das “atividades preventivas Rede de Investigação e Promoção da Saúde” da III Instituto Carlos da Saúde e coordena reconhecido pelo Grupo de Pesquisa Governo Aragón “Pesquisa em Saúde Mental primário “(B-76). Além disso, desenvolveu o “Programa de Saúde Mental na Atenção Básica” da Estratégia Nacional de Saúde (2015).

Ele dirigiu mais de 20 teses de doutorado, publicou mais de 200 artigos de pesquisa em revistas de impacto científico, mais de 10 livros e mais de 25 capítulos de livros. Direciona 7 projetos de pesquisa financiados em concursos públicos competitivos como investigador principal, e tantos quanto pesquisador colaborador.

García Campayo foi presidente de vários congressos científicos. Além disso, ele é o diretor científico da revista Cuadernos de Medicina Psicosomática. Ele é um revisor regular para revistas como Journal of Psychosomatic Research, Journal of Affective Disorder, Clínica Médica, Plos One, General Hospital Psychiatry, Acta Scandinavica Psychiatrica, etc.

García Campayo é psiquiatra do Hospital Universitário Miguel Servet, professor de Psiquiatria da Universidade de Zaragoza e professor de Mestrado em Psicologia da Saúde na Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED). Foi presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Psicossomática (SEMP) e em 1997 fundou a primeira Unidade de Distúrbios Somatomórficos desenvolvida na Espanha.

LASANA HARRIS

Dr. Harris completou seu ensino de graduação na Howard University em 2003 antes de terminar o curso de graduação na Universidade de Princeton em 2007, onde obteve seu Ph.D. sob a supervisão da Dra. Susan Fiske.

Ele completou sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Nova York com a Dra. Elizabeth Phelps em 2010, e realizou sua primeira nomeação como professor assistente em Psicologia e Neurociência na Duke University até 2014.

Dr. Harris era então Professor Assistente em Psicologia Social e Organizacional na Universidade de Leiden, e é agora professor titular de Psicologia Experimental na University College London

WILLEM KUYKEN

***Webconference

Willem Kuyken, PhD is the Ritblat Professor of Mindfulness and Psychological Science at the University of Oxford, and Director of the Oxford Mindfulness Centre. His work is focused on better understanding depression and developing evidence-based approaches to preventing depression and recovery from depression.

His research has been published in more than 100 journal articles, including key papers on the effectiveness, mechanisms and implementation of mindfulness-based programs in the Lancet, Journal of the American Medical Association, Mindfulness and Journal of Consulting and Clinical Psychology. With Christine Padesky and Rob Dudley he published Collaborative Case Conceptualization, also with Guilford Press. This was described by Aaron T. Beck as “setting a gold standard for how to develop individualized case conceptualizations with our clients.” With Christina Feldman he published Mindfulness: Ancient Wisdom Meets Modern Psychology. This was described by Jon Kabat-Zinn as “A tour de force. This book elaborates in exquisite detail–yet with utter accessibility and clarity–what mindfulness is and where it comes from, as well as its profound ethical foundation, clinical applications, growing evidence base, and potential for healing.” He has supervised and mentored more than 40 graduate students, many of whom have gone on to productive careers in research, teaching and the health service. His research has been supported by the National Institute for Health Research, Wellcome Trust, Economic and Social Research Council, UK National Health Service, Oxford Mindfulness Foundation, Medical Research Council and the British Academy.

JEAN KRISTELLER

Dra. Jean Kristeller é o co-fundadora e ex-presidente do The Center for Mindful Eating. Ela recebeu vários subsídios de pesquisa financiados pelo NIH para estudar a ciência e a aplicação clínica do Treinamento de Conscientização Alimentar Baseada no Mindfulness (MB-EAT), que ela desenvolveu, com a contribuição valiosa de muitos alunos e colegas. 

Ela é uma psicóloga clínica e de pesquisa que trabalha há mais de 30 anos nas áreas de obesidade, distúrbios alimentares e o valor terapêutico da meditação, com mais de 30 publicações nessas áreas. Ela realiza workshops sobre alimentação consciente nacional e internacionalmente. Seu trabalho também foi destaque na revista Self, Healthy Living, Redbook e Women’s Health, de Martha Stewart, e ela é autora do livro “A alegria de metade de um biscoito” (Penguin-Random House). Ela é professora emérita na Indiana State University, e sua prática clínica é em Terre Haute, Indiana. Ela recebeu seu doutorado na Universidade de Yale e seu mestrado na Univ. de Wisconsin-Madison. Seu trabalho de graduação foi no Swarthmore College e International Christian University, em Tóquio, no Japão. Ela realizou consultas no Hospital de Cambridge – Harvard University Medical School, da Univ. da Massachusetts Medical School e da Indiana State University. Saiba mais sobre a bolsa de estudos no site da universidade dela. Ela realizou consultas no Hospital de Cambridge – Harvard University Medical School, da Univ. da Massachusetts Medical School e da Indiana State University. Saiba mais sobre a bolsa de estudos no site da universidade dela. Ela realizou consultas no Hospital de Cambridge – Harvard University Medical School, da Univ. da Massachusetts Medical School e da Indiana State University. Saiba mais sobre a bolsa de estudos no site da universidade dela.

ROBERT ROESER

Rob é o primeiro Professor de Cuidado e Compaixão de Bennett Pierce da faculdade e líder do programa de consciência e compaixão da empatia do Centro de Pesquisa de Prevenção. 

Rob também coordena a palestra anual de compaixão do centro . Seus interesses incluem práticas contemplativas (por exemplo, mindfulness, compaixão) na educação para funcionários e estudantes; as escolas como contextos culturais centrais para o desenvolvimento acadêmico e socioemocional da criança e do adolescente; reforma escolar e desenvolvimento profissional; e Índia, globalização e desenvolvimento do adolescente.

 

FERNANDO A. DE TORRIJOS

Fernando A. de Torrijos, Presidente Fundador da REBAP International e Diretor Associado da clínica REBAP Espanha, em Madri.

Ele foi Diretor de Programas de Atenção Plena em Psiquiatria, Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, e Diretor da Clínica Comunitária de Redução do Estresse do Centro para Atenção Plena no Departamento de Medicina da referida universidade. Ele é professor sênior de MBSR, MBCT e outras aplicações baseadas em mindfulness com mais de 23 anos de experiência. No ano 2000 ele viajou com Jon Kabat-Zinn para Buenos Aires, Argentina e de lá assumiu a responsabilidade de expandir a MBSR nos países de língua espanhola. Até o momento, ele conduziu programas intensivos de treinamento para profissionais de saúde e educação em 14 países, com mais de mil participantes de 20 países espanhóis / portugueses.

JOAQUIM SOLER

Joaquim Soler é um psicólogo clínico adjunto no Departamento de transtorno de personalidade borderline e transtorno alimentar Hospital Dia no Departamento do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona Psychiatry onde ele é terapeuta DBT, e MBCT.

Joaquim é professor associado da Universidade Autônoma de Barcelona, ​​no departamento de psiquiatria e medicina legal. Sua tese de doutorado enfocou a análise do efeito do treinamento de habilidades em grupo na Terapia Comportamental Dialética em pacientes diagnosticados com Transtorno de Personalidade Borderline (BPD).

Ele participou como investigador principal ou colaborador em vários projetos financiados em avaliação, genética, neuroimagem, atenção plena e tratamentos psicológicos e farmacológicos de pacientes diagnosticados com DBP ou Depressão. Ele publicou mais de 60 artigos em periódicos indexados com um fator de impacto e é editor associado da revista Mindfulness & Compassion.
Joaquim é um pesquisador do grupo G-21 em CIBERSAM desde a sua criação em 2007 e era também uma rede de PROMOSAM excelência da investigação. Ele colaborou na Força-Tarefa sobre transtornos de personalidade, tanto nacionais como internacionais (WFSBP). Atualmente, é membro do conselho de administração da Sociedade Europeia para o Estudo da Transtornos da Personalidade (ESSPD) e a Sociedade Espanhola para o Estudo de Transtornos da Personalidade (SEETP), também preside o comportamento Sociedade Espanhola de Terapia Dialética (SP-DBT).

AUSIÀS CEBOLLA

É psicólogo e professor na Universitat Jaume I de Castelló, do Departamento de Psicologia Básica, Clínica e Psicobiologia, em especial no âmbito da Emoção, Psicologia Positiva e pesquisas científicas.

 

Doutor em Psicologia pela Universitat de València, com uma tese sobre a eficácia de um tratamento baseado em mindfulness para depressão e ansiedade no âmbito hospitalar. Atualmente combina diversos projetos de investigação em mindfulness com a docência em múltiplos másters e cursos.

 

É autor de mais de cem artigos científicos no âmbito de mindfulness e das demais áreas de sua atuação.

PALESTRANTES NACIONAIS

THAIS REQUITO

Professora de mindfulness e inteligência emocional, com mais de 15 anos de experiência corporativa, Thais fundou a Mindful World Group, empresa que ministra cursos e workshops para indivíduos e organizações desde 2015, na Europa e na América Latina.

 

Thais é instrutora de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford, professora certificada do Search Inside Yourself Leadership Institute e facilitara dos protocolos ingleses Paws.B e WorplaceMT. Thais é membro da equipe de treinadores da Formação Profissional em MBCT no Brasil, oferecida pelo Mente Aberta (Unifesp) em parceria com o Oxford Mindfulness Centre. Psychological Coach, pelo Centre for Coaching, em Londres, é graduada em publicidade e possui MBA pela FGV.

RENATA FRATESCHI DE ANDRADE

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 2007, Pós graduada em Gestão em Enfermagem pela UNIFESP e MBA em Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Especialista em Terapia Intensiva Adulto pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva. Atuou por 7 anos em UTI Adulto no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; Coordenou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Sertãozinho de 2013 a 2016. Atualmente é Diretora Técnica de Saúde do Hospital Materno Infantil HC Criança – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

ROBERTA RUSSO

Roberta Russo tem 30 anos e é formada jornalista pela Fundação Casper Líbero, em São Paulo.

 

Também tem formação de locutora e mestre de cerimonias. Há 10 anos trabalha como jornalista do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Passou por diversos cargos na rádio BandNewsFM em São Paulo, tendo começado como produtora, passando para edição, coordenação, reportagem e apresentação. Há 4 anos no Canal Bandnews e TVBand, apresenta diariamente o Jornal Manhã Bandnews, das 10h ao 12h e participou de coberturas importantes da emissora – como a tragédia do massacre de alunos em Suzano, a morte do jornalista Ricardo Boechat e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

ROGÉRIO CALIA

Rogério Calia é docente há dez anos na USP em Ribeirão Preto.

Antes disso, trabalhou oito anos na 3M do Brasil com Seis Sigma, Sustentabilidade Ambiental e Teoria das Restrições. Na USP, leciona sustentabilidade, gestão pelo diálogo, filosofia e mindfulness (lecionou estatística e cálculo). Tem dois doutorados em redes de inovação para a sustentabilidade (USP – EESC e FGV – EAESP) e  tem um pós doutorado em mindfulness sob supervisão do Prof. Dr. Marcelo Demarzo da Escola Paulista de Medicina / UNIFESP.

RODRIGO PALOS

 

Administrador pela FEARP/USP

Mestrado em Redes de Inovação

Fundador da Cargobr.com

Fundador da Fretejet.com.br

Foco em empreendedorismo de alto impacto